quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

COGUMELOS I

Vou fazer essa postagem em duas etapas porque achei muito interessante essa vivência que estamos tendo em relação aos cogumelos e uma postagem só ficaria muito grande.

Eu e Cristina íamos a Mauá, conhecer dois produtores para a Rede Ecológica. Comprei o pacote da pousada mas a chuva foi me fazendo adiar a ida. De repente, na sexta-feira da semana passada, soube que Mariana estava indo para Mauá. Falei com ela dos cogumelos, dei os contatos do produtor para que fosse ao encontro dele e pedi que fizesse um relatório para enviar à Rede e agilizar o processo.
Na segunda fui pegar os cogumelos que trouxe pra mim. Eu havia visto eles em fotos e adorei mais ainda vê-los ao vivo e à cores.
Cheguei em casa meu filho estava preparando algo para jantar, então fui procurar uma receita para provarmos como salada o Shimeji branco, o Sajor-caju e o Hiratake rosa que vieram na bandeja.
Eu, que só conhecia o shitake e o champignhom, fiquei maravilhada com a variedade que vi no Mercat St Josep - La Boqueria, em Barcelona (Que saudades!!!), mas fiquei "boiando". Agora vou aprender mais sobre eles e quando voltar poderei apreciar com outros olhos.

Vamos conhecer um pouco do processo e dos nossos produtores, que são o Márcio Guimarães (agrônomo) e Toninho Benevente (técnico), do Sitio Paraná em Visconde de Mauá – RJ. Eles produzem os cogumelos: shimeji branco, hiratakes rosa e amarelo, sajor-caju, carapicu e coralino.

Hiratake amarelo

Carapicú. Sabor que se assemelha ao da batata cozida

Coralino. Levemente picante

REISHI OU COGUMELO DO IMPERADOR
Aqui estão as impressões de Mariana: "Em uma visita de mais de duas horas, pude conhecer não apenas todo o processo de produção dos cogumelos, como o histórico dessa sociedade e pude perceber que estava sendo recebida por dois homens com muito conhecimento sobre a atividade que desenvolvem e também com ideais. Márcio e Toninho estão sempre buscando soluções para aperfeiçoar a produção e introduzir novas espécies, que em breve passarão de seis para onze, entre elas, o shitake. Para fazer frente aos grandes produtores de São Paulo sem perder em qualidade e preço, experimentam técnicas de cultivo de cogumelos raros e com valor medicinal, além de desenvolverem máquinas, ferramentas e técnicas capazes de substituir equipamentos de alto custo. Percebi no Sítio Paraná muitos dos valores presentes nos nossos processos, em especial o respeito ao ambiente e a solidariedade."
É feito um orifício no composto ensacado e prensado para introdução dos esporos.









 Os sacos são marcados por espécie de cogumelo e lote.


Ponto de transferência -saco fica branco










Eles deram como sugestões de consumo: "cozido, refogado ou assado, com azeite ou manteiga, temperado com alho e sal. Puro, como entrada ou prato principal, acompanhando saladas ou carnes, em risotos, massas, saladas, caldos, omeletes, recheio de quibe, pastéis, etc."



Em COGUMELOS II vocês encontram a receita que fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário