quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

COGUMELOS II

Shimeji Branco
Sajor-caju

Hiratake Rosa
Na entrada dos cogumelos na Rede, surgiu a discussão sobre a embalagem porque eles vêm no isopor e nós, não queremos usá-lo nem descartá-lo. Toda discussão nossa é sempre muito rica. Aprendemos muito e essa não fugiu a regra.
Pensamos em reaproveitar mas Cristina concluiu nos chamando a atenção para o seguinte:
"Tenham muito cuidado com reutilização de embalagem de isopor. Eu não compraria cogumelos em embalagem reciclada de isopor. Não há como garantir a limpeza e a desinfecção devido a porosidade do material. Imagine só, a embalagem pode absorver produtos químicos, pode ficar exposta a ratos, baratas, gatos e outros animais. As embalagens em PET, transparentes como as de tomatinho são adequadas para higienização e podem ser mais seguramente recicladas.  As embalagens de ovos feitas de isopor não devem ser usadas por crianças em trabalhos manuais, pois podem estar contaminadas com Salmonellas e outras bactérias fecais. Abraços"

 
COGUMELOS SALTEADOS* COM ORÉGANO E PIMENTA DE MACACO

Ingredientes
azeite
cebola
cogumelos shimeji branco, hiratake rosa e sajor-caju
pasta de alho e sal
orégano
pimenta de macaco
cheiro-verde

Preparo
Unte a frigideira com o azeite. Coloque a cebola fatiada, doure um pouco e acrescente os cogumelo
lavados e picados. Ele vai criar água, mexa por uns minutos, coloque o orégano, a pimenta e mexa mais
um pouco até secar um pouco. Desligue o fogo e coloque o cheiro-verde picado.

A receita acima foi a primeira que fiz. Depois resolvi experimentar ele mais puro, para saborear mais seu sabor original. Então só lavei, piquei e dei uma salteada neles na manteiga.

* OBS: Fiquei na dúvida se deveria colocar refogar, fritar, saltear e pesquisando encontrei que o salteado pode considerar-se um caso particular de fritura (há autores que lhe chamam «pequena fritura). A principal diferença entre as duas modalidades reside na porção de gordura utilizada, cujo volume, no caso do salteado, é bastante inferior ao do alimento a cozinhar.

Fonte
http://www.prof2000.pt/users/secjeste/culinari/cursobasico/Salteado.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário